O Kia Rio é um carro compacto, citadino, moderno e bastante arrojado. Foi lançado pela marca sul coreana em 1999 e rapidamente se impôs com um verdadeiro sucesso internacional. No mercado chinês também é conhecido pela designação Kia K2.
Em Angola, principalmente em cidades como Luanda, é bastante apreciado pelo seu lado prático. Entre as principais características, destaca-se o facto de ser perfeito para quem passa muitas horas no trânsito da cidade. Fácil de estacionar, fácil de manobrar e de conduzir. Fruto do seu sucesso, já vai na 4º geração e para muitos especialistas, tem conseguido melhorar e reinventar-se de forma positiva, sempre que uma nova variante é lançada.
Em termos de design, facilmente notamos a grande evolução face ao modelo anterior. O renovado Rio apresenta-se com linhas mais rectas, traseira igualmente mais reta e a famosa grelha em formato “nariz de tigre”, conferindo maior imponências às ópticas frontais.
A presente geração é assim mais robusta do que a anterior, tendo também crescido em termos de dimensão: ganhou 15 mm em comprimento, e 5 mm em largura, sendo contudo 5 mm baixa do que o modelo anterior.
Um Kia Rio mais comprido significa: mais espaço para os passageiros do banco traseiro (a construtora coreana reivindica mesmo o título de “habitáculo mais espaçoso da classe B”) e maior volume na bagagem, a qual ganhou 37 litros de capacidade. Esse é um ponto em que o Rio se destaca particularmente no segmento hatch é aquele que diz repeito à capacidade do porta-malas. Enquanto a bagageira do Kia Rio chega aos 325 litros, os seus rivais HB20 e Polo chegam até 300 litros.
O conforto é prioridade para o Kia Rio. A mais recente geração do Rio conta com um sistema de navegação 7’’ touchscreen, ar-condicionado automático e manual, e uma câmara de estacionamento traseiro que transformam a sua experiência de condução totalmente.
Todo um conjunto de opções tecnológicas que tornam neste modelo um dos mais populares da marca coreana.
A performance não desilude, como já tradição da Kia. Tem transmissão manual e sistema Stop&Go, ESC – Controlo de estabilidade electrónica – e HAC – Controlo de arranque de subidas. Como podemos ver são muitos os argumentos a favor de uma das actuais jóias da coroa da gama do fabricante da Coreia do Sul.
Como é tradicional na marca sediada em Seul, o Kia Rio encontra-se disponível com vários níveis de equipamentos: LX, SX, EX e TX. O grande ponto positivo é que os principais atributos de segurança encontram-se presentes na versão base, o que contribui para a segurança que este modelo demonstra na estrada.
Outros atributos que estão presentes em todas as variantes são: computador de bordo, Bluetooth, cruise control com limitador de velocidade, ar-condicionado, USB e sensor de luz. Já as motorizações disponíveis dependem dos mercados e vão desde o pequeno 1.0 turbo GDI (gasolina) até ao1.6 MPI l4, passando pelo motor Diesel 1.4 CRDI de 90 cv, que também pode ser de 77 cv.
Muito por onde escolher, o que é também uma das virtudes desta gama.
Nos últimos anos a Kia tem vindo a ganhar destaque com a aposta em pequenos motores de três cilindros. O Kia Rio também conta com a opção do motor 1.0 T-GDI 100 CV.
O novo motor de três cilindros apresentam um forte dinamismo até às 4 mil rotações. É um motor suave e relativamente silencioso. Depois das 4 mil rotações perde um pouco estes atributos.
É um motor que apresenta boa flexibilidade e dinamismo em cenário urbano. Contudo, em estrada aberta fica um pouco aquém de rivais como o Ford Fiesta ou o Skoda Fabia.
A caixa é de cinco velocidade, com a quinta a ser um pouco longa, o que até contribui para manter velocidades constantes mais sustentáveis na autoestrada.
A condução é fácil, aspeto para o qual contribuiu a leveza da direcção. Isto significa que também é ágil em cidade.
Quem quer comprar Kia Rio em Angola tem agora a vida facilitada. Basta visitar o maior mercado online de veículos do país, o AngoCarro e explorar as opções. Aqui pode encontrar Kia Rio 0kms ou usados, mas também outros automóveis da Kia.