OU

Recuperar password

Introduza o seu email em baixo. Um email ser-lhe-á enviado com instruções para criar uma nova password.

Automóveis importados passam a ser classificados pela cilindrada

10 de junho de 2017


A nova proposta da Pauta Aduaneira 2017 e de acordo Sistema Harmonizado (SH) da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) todas as viaturas importadas que chegam a Angola deverão ser classificadas pela cilindrada e taxação gradual.

Este novo critério de classificação por cilindrada e taxação gradual foi aprovado depois de uma discussão da Câmara dos Despachantes de Angola, ACETRO e todas as direcções regionais tributárias. A aprovação foi unânime, segundo foi revelado.

A iniciativa foi apresentada na passada terça-feira aos meios comunicação social, tanto privados como estatais, e depois de passar por um veredicto popular. Segundo a AGT, as taxas aduaneiras passarão a ser aplicadas de forma gradual, sendo que as viaturas com menos cilindrada pagarão taxas mais baixas e as com mais cilindradas terão taxas mais elevadas.

Santos Mussamo, chefe de departamento de Tarifas e Comércio da direcção dos Serviços Aduaneiros da AGT, explicou que o critério atual classifica os veículos segundo o critério de “luxo”, designação que se aplica às viaturas utilitárias desportivas (SUV), ou o que se conhece por “jeep”.

Este critério de classificação é motivo de queixas recorrentes por parte dos utentes da Pauta Aduaneira ainda vigor, devido às muitas interpretações que implica a denominação, e que despachantes, a Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (ACETRO), fazem do mesmo.

“Para minimizar esta situação, para a próxima pauta aduaneira iremos excluir o critério da classificação de viaturas pelo “luxo” e iremos classificar as viaturas pela cilindrada”, informou o responsável.

Como exemplo Santos Mussamo indicou um “Jaguar”, um carro com uma cilindrada superior aos 2.500 CC e que passará a ser taxado com valores inferiores a nível dos direitos aduaneiros em comparação com um veículo considerado de “Jeep” e que possuía igual cilindrada, algo que estará reflectido no quadro do critério verão 2017 do Sistema Harmonizado da OMA.

 

Anúncios mais recentes

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Por favor insira o seu e-mail para receber a newsletter com a oferta diária.
O AngoCarro é o maior site de compra e venda de carros de Angola. Oferecemos um mercado automóvel online seguro, rápido, eficiente e fácil de utilizar, que já é a principal referência na venda de carros em Angola.  Aqui, poderá encontrar não só carros usados em Angola, mas também carros novos, das principais marcas automóveis, como Hyundai, Kia, Toyota, Mitsubishi, Suzuki, Nissan, e muitas outras.  Além dos diversos tipos de automóveis: ligeiros, carrinhas, comerciais, SUV ou Jipes, aqui também é possível comprar e vender motos. Quem quer comprar ou vender carros em Angola, escolhe o AngoCarro.
Angocarro        Angocasa Tech Africa