OU

Recuperar password

Introduza o seu email em baixo. Um email ser-lhe-á enviado com instruções para criar uma nova password.

Carros Chineses Em Crescimento Em Angola

15 de maio de 2017

Os carros chineses continuam a fazer sucesso em Angola. Vem conhecer as marcas mais populares e quais os problemas mecânicos mais comuns nestes carros.

Os carros chineses têm invadido os mercados angolanos, sendo que a China já se tornou um dos principais exportadores de automóveis para Angola. No entanto, algumas preocupações têm assolado os compradores, como as peças suplentes para os veículos, a fiabilidade, assim como a assistência técnica.

Devido aos preços baixos, os quais oferecem uma enorme concorrência aos restastes exportadores, chegam a custar metade do preço quando comparados, por exemplo, com camiões da Volvo, ou da Scania, os carros chineses têm aumentado no país, sendo que representam já cerca de 20% das importações nacionais.

Só durante o primeiro semestre do ano passado, Angola tinha já importado mais de 30 mil veículos, desde ligeiros a pesados, sendo que mais de 6 milhares eram chineses. Ora, fica aqui demonstrada a tendência, que veio para ficar, da importação advinda da China.


Principais Marcas de Carros Chineses Vendidas em Angola

Se olharmos às marcas, podemos referir que as mais importadas são:

Jinbei – Bastante utilizada para os serviços de Táxi, apresenta tecnologia da Toyota.

Hawtai – Empresa chinesa parceira da Hyundai Motors

Sinotruk – Empresa com parceria com a alemã MAN, tem grande ascendência em Angola com o uso dos seus camiões para as obras de construção civil, e comerciantes. Estes camiões poderão custar cerca de 7 milhões de kwanzas (metade do preço de um camião da Renault, ou Volvo).

Quanto à qualidade, aparentemente esta não diferem dos outros veículos. Apresentam as mesmas condições, conforto, e o espaço dele é aparentemente igual aos seus concorrentes.

No entanto, quando olhamos para as questões de durabilidade, resistência e segurança, as diferenças começam a notar-se. De facto, muitos problemas têm vindo a ser registados nestes carros chineses, o que poderá ser um entrave para alguns consumidores (embora o preço possa ser apelativo para outros).

Uma das estratégias utilizadas pela marca Jinbei, foi a tentativa de fazer com que os seus carros fossem parecidos com os táxis utilizados no país, e hoje em dia, muitos táxis informais utilizam estes carros chineses para fazer os seus transportes. Esta era uma dificuldade, pois a maioria dos carros importados para o efeito eram advindos do Dubai, e com a escassez das divisas tornava-se um problema gritante.

Então, a empresa Jinbei, optou por trazer para Angola carros que imitavam os modelos mais usados em Angola (muito parecido ao Toyota Hiace, preferido para o sector dos táxis), tendo uma procura imensa, muito devido aos valores oferecidos por eles, embora a qualidade seja bem inferior quando comparadas com marcas como a Hyundai, Chevrolet ou Toyota.


Peças e Manutenção dos Carros Chineses

Um factor a ter em consideração é que a Toyota e a Jinbei oferecem algumas peças em comum, ou seja, algumas das peças servem de uma marca para a outra, o que, em caso de avaria, facilita em muito o trabalho de reparação.

Problemas com o aquecimento são os mais relatados em relação aos automóveis da Jinbei. Eles acabam por não aguentar as temperaturas do país, sobreaquecendo o motor a tal ponto que, em muitos casos, a junta rebenta.

Outro problema tem a ver com a manutenção dos veículos. Parece que estes carros chineses são peças únicas, não existindo características unfiromes de um modelo, o que torna bastante difícil a missão de ter um stock de peças para que sejam repostas nos automóveis que necessitem delas.

Quando avaliamos os camiões da Sinotruck, os maiores problemas relatados prendem-se com a caixa de velocidades. No entanto, esta é uma situação que facilmente se resolve, principalmente quando se conhece o veículo em causa.

A Sinotruck dispõe, também, de peças para reposição, o que é uma mais-valia para a empresa tendo em conta as necessidades das empresas. Afinal de contas, uma empresa não pode parar por muito tempo.

Qual é a sua opinião sobre os carros chineses? Tem um? Está a pensar comprar um?

 

Anúncios mais recentes

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Por favor insira o seu e-mail para receber a newsletter com a oferta diária.
O AngoCarro é o maior site de compra e venda de carros de Angola. Oferecemos um mercado automóvel online seguro, rápido, eficiente e fácil de utilizar, que já é a principal referência na venda de carros em Angola.  Aqui, poderá encontrar não só carros usados em Angola, mas também carros novos, das principais marcas automóveis, como Hyundai, Kia, Toyota, Mitsubishi, Suzuki, Nissan, e muitas outras.  Além dos diversos tipos de automóveis: ligeiros, carrinhas, comerciais, SUV ou Jipes, aqui também é possível comprar e vender motos. Quem quer comprar ou vender carros em Angola, escolhe o AngoCarro.
Angocarro        Angocasa Tech Africa