OU

Recuperar password

Introduza o seu email em baixo. Um email ser-lhe-á enviado com instruções para criar uma nova password.

Governo Prepara-Se Para Permitir Importação De Carros Usados Com Até 5 Anos

12 de fevereiro de 2018

O Governo Angolano deverá realizar durante o ano de 2018 alterações à lei de importação de carros usados. A lei actualmente em vigor impede a importação de veículos ligeiros com mais de três anos. Agora, e a partir de uma proposta da Associação dos Industriais de Angola (AIA), o Governo passará a permitir a importação de veículos ligeiros com um máximo de cinco anos e de veículos pesados com um máximo de oito anos.

Recorde-se que em 2010, um decreto presidencial estabeleceu a proibição da importação de veículos automóveis ligeiros com mais de três anos de uso e de veículos pesados com mais de 5 anos de uso. Apesar de esta lei ter sido revogada em Março de 2017, em detrimento do decreto presidencial 62/14, a situação não se alterou, tendo pelo contrário, sido implementadas novas regras impeditivas da importação.

O decreto 62/14 impôs que as empresas importadoras de automóveis fossem obrigadas a dispor de oficinas próprias para dar assistência aos veículos importados.

Estas restrições e a especificidade da situação do país contribuíram para que especialmente micro e pequenas empresas se debatam com grandes dificuldades para adquirir viaturas. Esta dificuldade abrange igualmente os particulares, que não conseguem fazer face aos preços elevados e às fortes limitações no acesso ao crédito.

Concessionários querem ir mais longe

Apesar de aplaudirem a alteração da lei de importação de veículos usados, os concessionários gostariam que o alargamento dos veículos passíveis de serem importados fosse ainda maior. Algumas vozes do sector defendem que apenas aumentando o prazo estabelecido na lei para 8, 10 ou até 15 nos, seria possível ir de encontro às necessidades dos compradores com menor capacidade económica.

Outro problema apontado é a falta de divisas nos bancos comerciais, o que impede que as empresas concretizem as importações.

Contudo, de uma forma geral, os profissionais do sector esperam que a alteração da lei contribua para dinamizar e recuperar o comércio automóvel.

Anúncios mais recentes

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Por favor insira o seu e-mail para receber a newsletter com a oferta diária.
O AngoCarro é o maior site de compra e venda de carros de Angola. Oferecemos um mercado automóvel online seguro, rápido, eficiente e fácil de utilizar, que já é a principal referência na venda de carros em Angola.  Aqui, poderá encontrar não só carros usados em Angola, mas também carros novos, das principais marcas automóveis, como Hyundai, Kia, Toyota, Mitsubishi, Suzuki, Nissan, e muitas outras.  Além dos diversos tipos de automóveis: ligeiros, carrinhas, comerciais, SUV ou Jipes, aqui também é possível comprar e vender motos. Quem quer comprar ou vender carros em Angola, escolhe o AngoCarro.
Angocarro        Angocasa Tech Africa