OU

Recuperar password

Introduza o seu email em baixo. Um email ser-lhe-á enviado com instruções para criar uma nova password.

Preços de carros em Angola continuam altos

08 de agosto de 2017

Nos últimos tempos tem-se vindo a constatar um aumento exponencial de preços de carros em Angola. Isto deveu-se à falta de divisas e à desvalorização da moeda angolana, motivos que estão na base do aumento dos preços em geral, e que não deixou para trás os automóveis.

Os preços dos veículos contam já com um aumento de mais de 50 por cento, o que se torna grave para o próprio mercado automóvel, tendo em conta que as caíram de forma drástica.

Várias concessionárias deixaram ter carros à venda, incapazes de ultrapassar os condicionalismos inerentes à crise cambial.

Como o kwanza desvalorizou, os preços que os veículos agora tomam, tornan-se incomportável até para as próprias concessionárias, que viram os preços de carros em Angola subir como nunca. O negócio da importação de carros esté em maus lençóis em Angola, sendo que a importação caiu cerca de 76%.

Para se ter uma noção mais realista da situação, um automóvel que custava 1.450.000 kwanzas, actualmente custa cerca de 2.200.000 kwanzas, o que demonstra bem a situação dos preços de carros em Angola.  

Ora, os preços inflacionados só demonstram o caos que hoje Angola passa, principalmente nos mercados que se pautam pela importação de produtos, como é o caso do mercado automóvel.

Como fazer baixar os preços de carros em Angola

Não havendo divisas, torna-se difícil para as empresas importarem viaturas. Economistas conhecidos defendem, por isso, uma injeção de dólares na economia angolana, de forma a controlar essa situação, que poderá vir a prejudicar ainda mais a economia do país, pois retira poder de compra por parte das empresas, e da população em geral.

Já em 2015 se tinha visto uma quebra no volume de vendas no sector automóvel, para menos de metade do que em 2014. Para este ano de 2016 a ACETRO prevê uma novas quebra na ordem dos 26 por cento em relação a 2015, a qual se tem vindo a confirmar.

No entanto a mesma entidade prevê uma subida na ordem dos 40 por cento durante o presente ano de 2017, no que concerne ao mercado automóvel. No entanto, dados recentes não poderão confirmar se esta tendência se irá verificar, ou não.

Note que os preços dos automóveis não subiram para que as concessionárias ganhem mais dinheiro. De facto, elas reajustaram os preços tendo em conta a taxa cambial.

Como houve uma desvalorização do kuamza, e porque o mercado automóvel vive de carros importados, ao fazer a conversão de dólar para kwanza, os preços de carros em Angola dispararam. Note ainda que 1 dólar passou a valer 160 kwanzas, o que demonstra a grande desvalorização da moeda angolana.

Escassez de oferta de novos veículos

As próprias concessionárias têm falta de produtos por não conseguirem ter divisas suficientes para pagar aos seus fornecedores. Os pagamentos têm sido atrasados, e essa situação levou a que muitas concessionárias não disponham sequer de viaturas para vender.

Hoje em dia, ao contrário do que acontecia antes da crise petrolífera em 2013/2014, os maiores compradores de veículos são mesmo os particulares. O Estado e as empresas públicas deixaram de ocupar o topo dos compradores, muito devido aos cortes que se têm dado nas despesas do Estado.

Como se pode constatar, os preços aumentaram a pique, e não existe previsão de quando esta tendência irá voltar-se. Sem dúvida, o Governo angolano terá de tomar medidas para contornar a situação, mas por enquanto a única coisa que existe é mesmo a subida de preços de carros em Angola!

Anúncios mais recentes

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Por favor insira o seu e-mail para receber a newsletter com a oferta diária.
O AngoCarro é o maior site de compra e venda de carros de Angola. Oferecemos um mercado automóvel online seguro, rápido, eficiente e fácil de utilizar, que já é a principal referência na venda de carros em Angola.  Aqui, poderá encontrar não só carros usados em Angola, mas também carros novos, das principais marcas automóveis, como Hyundai, Kia, Toyota, Mitsubishi, Suzuki, Nissan, e muitas outras.  Além dos diversos tipos de automóveis: ligeiros, carrinhas, comerciais, SUV ou Jipes, aqui também é possível comprar e vender motos. Quem quer comprar ou vender carros em Angola, escolhe o AngoCarro.
Angocarro        Angocasa Tech Africa